Fórum ESSUA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao?

3 participantes

Ir para baixo

Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao? Empty Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao?

Mensagem por Cristiana Seg Ago 11, 2008 6:00 pm

Pessoas,

A Karina enviou um mail a dar-nos conhecimento da mais recente noticia (fresquinha e tostadinha, para parecer boa!): Bolonha na ESSUA!! Hiei!!
Porem, com tao austero Processo, vem a duvida: Bolonha para quem, afinal? Vamos nós, 7º CLE, ter direito a tudo o quanto Bolonha tem para oferecer? Vamos ter direito ao tao "martelado" Mestrado? Ou vamos nós ficar a olhar para os nossos pequenos colegas do 8º CLE e a diambular pelos lugrubes recantos da ESSUA, cogitando sobre quao bom seria ter perdido um ano das nossas preciosas e tao jovens vidas e entrar para a faculdade em 2008?
A noticia diz o seguinte:
«Enfermagem», «Fisioterapia», «Radiologia», «Terapia da Fala» e «Gerontologia» vão estrear-se no formato Bolonha já em Setembro deste ano, na Escola Superior de Saúde da UA. A decisão foi agora anunciada pela tutela através de Despacho que prevê um formato de 4 anos lectivos para Licenciatura e de 1 para Mestrado, nos quatro primeiros cursos, e de um formato de 3 anos para Licenciatura e de 2 para Mestrado, no caso da Gerontologia. Os segundos ciclos têm início previsto para 2009, excepto o de Gerontologia, que arranca com as suas actividades lectivas ainda este ano.
Pois é meus caros! Tenho boas noticias!!! (eu diria mesmo: Muito Boas!!)... Sim, nós vamos ter Mestrado!! Se nao vejamos: o Processo de Bolonha veio trazer, entre muitas outras coisas, uma hierarquia de graus academicos, por assim dizer, cujo objectivo é harmonizar o ensino superior na Uniao Europeia, de modo a que consigamos uma Europa com maior mobilidade e empregabilidade, homogeneizando o ensino de forma q.b..
Assim, existem 3 graus academicos ou ciclos:

  • 1º ciclo que corresponde à Licenciatura (e que no curso de Enfermagem dura 4 anos);
  • 2º ciclo que corresponde ao Mestrado (1 ano em Enfermagem);
  • 3º ciclo que corresponde ao Doutoramento ( e que em Enfermegem quer-me parecer que ainda nao existe).

Deste modo, e analisando a noticia, podemos afirmar que o 7º CLE vai ter direito a Mestrado. Os mestrados vao arrancar em 2009, para Enfermagem, e nós vamos estar no 3º ano, nessa altura. Portanto, SIM! Temos Mestrado!
Eu diria ainda mais... Nós vamos ter mestrado integrado e nao vamos ter aulas de Anatomia e Fisiologia, Fisiologia Aplicada, Microbiologia, Bioquimica e Biofisica, Informatica e outras que tais obrigatorias! Iupi!! (ok, as de AF e FA ainda se iam aguentando, agora o resto...). Os nossos caros colegas vao ter as nossas teoricas como Teoricas-Praticas e tudo informatizado!! Por outras palavras: nao ha quem assine por eles!!Logo...nao podem faltar!! hehe!!...Ainda assim nao tenho a certeza do que estou para aqui a dizer, logo cometem e corrijam-me se estiver errada!! Sim?!
Para quem nao souber nada de Bolonha e quiser saber mais, temos este link para vos oferecer (XD): http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Processo+de+Bolonha/Processo+de+Bolonha/

queen
Cristiana
Cristiana
Enfermeiro Especialista
Enfermeiro Especialista

Número de Mensagens : 82
Idade : 34
Data de inscrição : 09/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao? Empty Re: Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao?

Mensagem por Vânia Braga Qui Ago 14, 2008 8:04 pm

Entao, o 7ºCLE de enfermagem vai ser adquado ao processo de bolonha ou não? A professora marilia tinha dito que não...hum...tou com muitas duvidas... Question era exelente ter direito a mestrado...
Vânia Braga
Vânia Braga
Enfermeiro
Enfermeiro

Número de Mensagens : 2
Idade : 34
Data de inscrição : 25/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao? Empty Re: Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao?

Mensagem por Rui Santos Dom Ago 24, 2008 1:49 am

Afinal esta história do processo de Bolonha já deu tantas voltas que já se contam tantas versões que não sei bem no que devo acreditar!

Talvez esteja a ser pessimista ou coisa do género, mas a verdade é que detesto regimes de transição e a implementação do processo de Bolonha já começou a prejudicar-me antes do início do curso quando as provas específicas na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra mudaram e tive de me inscrever em Aveiro. Não estou a lamentar tal facto, mas é compreensível que com uma escola bem perto de casa niguém queira tornar o curso mais dispendioso!

Apsar de ainda não sabermos nada em concreto acerca da nossa situação (7º CLE), penso que de facto vamos "apanhar" o processo de Bolonha no 3º ano como diz a Cristiana. Isto para nós seria vantajoso uma vez que o nosso 4º ano assim sendo será um estágio anual como podemos ver no plano curricular da ESSUA.

Uma questão que até à pouco tempo fazia parte das minhas preocupações é se poderiamos trabalhar ou não no final da Licenciatura?! Hoje fiquei mais tranquilo, quando encontrei num fórum alguém que dizia ter conhecimento de que os primeiros alunos que acabaram um curso de enfermagem adquado a Bolonha sairam este ano da Escola Superior de Enfermagem de Beja, inscreveram-se na Ordem dos Enfermeiros, têm Cédula Profissional e como os outros andam à procura de emprego.
Rui Santos
Rui Santos
Enfermeiro Especialista
Enfermeiro Especialista

Número de Mensagens : 65
Idade : 45
Data de inscrição : 09/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao? Empty Re: Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao?

Mensagem por Cristiana Dom Ago 24, 2008 2:24 pm

Pois, Rui! Eu percebo-te perfeitamente no que diz respeito à escola perto de casa! Eu tambem tenho uma e nao fui la parar por causa de erro de preenchimento de candidatura (que no meu ponto de vista ainda é pior do que alteraçao de provas: erro meu, em vez de erro de outrem!). Por isso, está descansado que nos percebemos a ideia! Razz

Eu acho que a adquaçao ao processo de Bolonha é uma boa ideia! Mais formaçao, mais conhecimento!Lol!

Quanto à tua prg:
Uma questão que até à pouco tempo fazia parte das minhas preocupações é se poderiamos trabalhar ou não no final da Licenciatura?!
, bem o que te posso dizer é que, do que conheço de outros cursos ja adquado a Bolonha, como as Engenharias, ninguem sai de la sem o mestrado porque é uma mais valia para encontrar emprego. A questao é que com uma nova "fornada" de profissionais a sairem das Escolas com mais habilitaçoes academicas, é natural que os prefiram em detrimento dos que saiem apenas com a licenciatura. É uma questao de optimizaçao das funçoes: mais formaçao, melhor qualidade. Percebes?! Mas podes sempre sair com a licenciatura. Isso nao invalida que encontres emprego. Apenas poderas estar em desvantagem, mais nada! Tambem ha muita gente a sair das engenharias sem mestrado (falo de engenheiros porque é o que conheço melhor! Lol!) e a arranjar emprego!

Temos de ter em conta uma coisa: o Mestrado é um grau academico. É uma mais valia, porque é mais um ano a aprender qualquer coisa. Porem, nao nos podemos esquecer que estamos num curso politecnico, pratico e que talvez sera mais importante um grau profissonal do que um grau academico, ou seja talvez a especializaçao seja mais importante que o mestrado.

É uma boa questao:
O que vos parece mais importante: o mestrado ou a especialidade? Porquê?
Cristiana
Cristiana
Enfermeiro Especialista
Enfermeiro Especialista

Número de Mensagens : 82
Idade : 34
Data de inscrição : 09/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao? Empty Re: Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao?

Mensagem por Rui Santos Dom Ago 24, 2008 9:06 pm

Com estas novas políticas da contenção de gastos não sei onde vamos parar, se por um lado pedem profissionais de saúde mais qualificados por outro fazem cortes orçamentais que se fazem sentir nos vários ministérios.

Na nossa futura profissão o que se houve mais falar é que existem falta de enfermeiros nos centros de saúde, hospitais, etc, o que contradiz as estatísticas que dizem que o número de enfermeiros no desemprego aumenta. Isto para mim e para vocês é algo de preocupante, uma vez que todos queremos o curso não para ter um diploma e colocar numa moldura porque é bonito, mas porque foi a profissão que escolhemos e queremos exercer!

Na minha opinião estamos num lugar priviligiado quanto ao futuro da enfermagem em Portugal, uma vez que os estudantes de hoje serão os profissionais de amanhã. Assim sendo poderemos marcar pela diferença e exercer a enfermagem com dignidade, excelência e dar o que há de melhor em nós para o futuro da profissão! Pareçe tudo muito bonito, mas julgo que se hoje em dia a enfermagem está num declínio isso reflecte que algo está errado e esse algo pertençe a cada um de nós mudar dentro das nossas possibilidades!
Em certos tempos existiram enfermeiros que passaram o seu trabalho para auxiliares porque se achavam numa posição hirárquica mais priveligiada e essa situação de fazer apenas aquilo que nos compete e passarmos aquilo que não gostamos de fazer para os outros levou a que outras profissões entrassem na nossa àrea.

À bem pouco tempo saiu um diploma que permite os farmacêuticos administrarem injectáveis nas farmácias (vacinas que não façam parte do plano nacional de vacinação). Claro que têm de tirar um curso de apenas umas horas. Não seria bom em vez disso colocarem um enfermeiro nas farmácias?!?! Foi mais uma profissão que se colocou no nosso lugar e nós simplesmente deixamo-los entrar sem nada fazer! Qualquer dia temos farmacêuticos a algaliar ou a colocar sondas nasogástricas! Enfim no meio disto tudo só espero que um dia também como enfermeiro possa ser director de uma farmácia! Rolling Eyes

Na minha opinião a enfermagem deverá evoluir de acordo à especialização, uma vez que temos à nossa frente uma profissão que abrangue um vasto leque de àreas e acho que não se pode ser bom em tudo, apsar disso uma equipa especializada seria uma mais valia uma vez que cada um estaria atento a pormenores mais específicos da sua especialidade levando a que o CUIDAR seria mais específico ainda.


Very Happy
Rui Santos
Rui Santos
Enfermeiro Especialista
Enfermeiro Especialista

Número de Mensagens : 65
Idade : 45
Data de inscrição : 09/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao? Empty Re: Mestrado: ter ou nao ter, eis a questao?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos